Cabos crossover são necessários quando se quer usar dois computadores em rede por exemplo sem usar nenhum equipamente de rede como hub, switch, roteador, etc. Você vai precisar de cabo UTP, conectores RJ-45 e um Crimpador de cabos.
Um pouco mais sobre o cabo
O cabo UTP é um dos mais usados para a criação de redes de computadores baseadas em fios. Seu desenvolvimento foi fruto dos trabalhos da Electrical Industrial American (EIA) e da Telecomunications Industrial American (TIA), que pesquisaram o desenvolvimento de um meio de comunicação eficiente para redes. Após essa definição, a Bell Laboratories trabalhou no desenvolvimento do cabo UTP (Unshilded Twisted Par).
Nas redes padrão Ethernet praticamente são só usados cabos UTP CAT 5. Isso quer dizer que esse tipo de cabo é composto por quatro pares de fios e opera à freqüência de 100 MHz.
São combinações das cores laranja, azul, verde e Castanha com correspondentes na cor branca. Assim, um fio na cor azul tem como par um fio nas cores azul e branco. Um fio na cor verde tem como par um fio nas cores verde e branco, e assim por diante.
Montando o cabo crossover
O primeiro passo para montar o cabo crossover consiste em tirar parte do revestimento (em cerca de 1 cm) das extremidades do cabo, deixando expostos os fios. Para isso, deve-se usar um alicate de corte (alguns alicates de crimpagem contam com esse recurso), mas tome cuidado para não cortar os fios.
O cabo crossover deve ter uma ponta no padrão EIA/TIA 568A, e a outra no padrão EIA/TIA 568B. A ordem das cores você vê na imagem.
Essa seqüência é conhecida como norma EIA/TIA 568B.
Concluídos esses passos, o cabo crossover estara pronto para ser usado.
Dica: é bastante recomendável usar um aparelho conhecido como testador de cabo. Nele, você conecta as extremidades dos cabos e o aparelho indicará se o cabo está perfeito ou se apresenta alguma falha. Existem vários modelos desses dispositivos, por isso, procure uma loja especializada para escolher um que lhe atenda. Bom trabalho.
Até a próxima pessoal, qualquer duvidas comentem que eu vou responder quando possível ...